23/10/2011

Aguião em Viana “Cidade do vinho 2011”




A Associação dos Municípios Portugueses do Vinho fundada em 2007 para afirmar a identidade histórica dos municípios portugueses mais ligados ao vinho, anualmente vem galardoando uma terra com o título de “Cidade do Vinho”. Depois de Palmela em 2009 e Beja em 2010, chegou agora a vez de Viana do Castelo em 2011.
Por tal motivo Viana desenvolveu ao longo do ano intensa agenda para assinalar esta efeméride. Em Janeiro realizou-se uma Gala “Cidade do Vinho 2011”, quando foi apresentado o programa dos eventos a realizar durante o ano. Em Abril decorreu uma Feira e Exposição de Vinhos, com a presença das principais marcas arcuenses. Ao mesmo tempo foi incentivada a venda de vinho de qualidade a copo em locais aderentes.
Mas o ponto auge foi sem dúvida a 16 de Abril o Seminário “Novidades tecnológicas na Vinha e no Vinho”, realizado no castelo de Santiago da Barra, iniciativa da Ordem dos Engenheiros da Região Norte. Nesse mesmo dia realizou-se também um Concurso do Vinho Verde do Ano.
Enquanto produtor de uma das castas tintas mais em evidência na actualidade o Vinhão, e responsável pelo Aguião que tanto tem contribuído para a sua promoção e difusão, fui convidado a falar nesse Seminário no painel dedicado a Marketing. Acedi imediatamente, pois como tencionava apresentar o meu vinhão nesse Concurso, iria ter a oportunidade de defende-lo na teoria e na prática. Pelo menos assim o desejava, circunstância que não veio a acontecer, pelo simples facto de que, extremamente ocupado na mostra-degustação em Lisboa de lampreias de todos os rios de Portugal, não ter conseguido fazer chegar em devido tempo e à pessoa certa as amostras do meu vinho para o referido Concurso. Esta ausência no concurso ficou cabalmente "notada" porque pouco depois, em Vila Verde e sobretudo no Porto ele veio a ganhar a Medalha de Ouro, abrangendo toda a Região dos Verdes.
Finalmente veio a público uma bela brochura da OERN contendo as diferentes intervenções nos "I Encontros vínicos do Vinho Verde", incluindo a minha "Enoturismo e o Marketing da Tradição no Aguião, um Vinhão de sucesso". Esta brochura pode ser adquirida por 10,00 nas delegações da OERN do Porto e Viana, respectivamente pelos telefones: 22.2071300 e 258.823522.
Entretanto eu tenciono preparar uma impressão ilustrada contendo esta apresentação.

Sem comentários: