19/11/2010

Almocreves no século XXI ?




"Almocreves somos na mesma estrada andámos"



In "O Coura" de 30 de Maio de 2006



Recordar é viver! E eu, de vez em quando, dou comigo a recordar episódios marcantes da minha infância. Episódios que me trazem à memória os ambientes coloridos e o pitoresco da animada vida rural de antanho, em contraposição com o cinzentismo estressante da modernidade industrializada. Foi o que me aconteceu um dia destes, entrando pelas avenidas largas mas entupidas da capital, ao volante do meu Seat Leon cor prata, carregado com caixas de Vinhão. À medida que progredia lentamente no enervante para-arranca, mergulhando nos poluídos aromas daquelas barulhentas artérias, em modos de descontracção vieram-me à retina uma das mais marcantes lembranças da minha já remota e saudosa infância. A dos almocreves que oriundos do alto das serras de Coura desciam ao Vale do Vez, com os seus cavalos e os seus típicos odres, a abastecer-se do néctar dos deuses na Quinta de Aguiã, onde eu por aqueles dias levava uma existência despreocupada, longe de tanta azáfama e agitação.
Confrontado agora com o buliço da capital, entre semáforo e semáforo, dei comigo a cogitar: existirão ainda almocreves neste nosso século XXI ? Porque se há, eu quero conhecê-los, saber mais e melhor da sua "lide" e, quem sabe, pedir para ser um deles. Pois lá diz o velho ditado: "Almocreves somos, na mesma estrada andámos!".
À medida que chegava ao meu destino, e tinha a satisfação de conhecer o grupo de courenses de escol que o Sr. Diamantino Fernandes me fizera a gentileza de apresentar, todos bem instalados na restauração da capital, zelando sem cessar pela saúde e pelo futuro do País - mens sana in corpore sano! - cada vez admirava mais os almocreves de antigamente e a terra que os gerava.
Daí esta vontade firme de pedir ao Sr. Diamantino que, através das páginas de "O Coura" - incansável defensor das nossas sadias tradições - procurásse reviver, à semelhança com o que fizera recentemente com os carreteiros e os seus "carros do passado no presente", o ambiente e a gesta dos almocreves cuja missão era aliviar a sacrificada luta do dia a dia das populações serranas, revigorando-lhes na alma mais do que na garganta a esperança num mundo melhor.
Enquanto que eu, confortado pela galharda simpatia com que me receberam estes ferrenhos courenses, e vivamente surpreso com a inesperada aceitação do meu Vinhão pelas laboriosas gentes da capital, assíduas do "Cacho Dourado", do "Santiago" e do "Campinas", sentia-me feliz e imaginava ser um deles. Por isso gostava de lhes dirigir nas páginas deste jornal um pedido:


- Oh, vós almocreves das Terras do Coyra, que nos antecedestes com o sinal da vossa fé, descei, caracoleando os vossos cavalos, dessas serras brumosas onde vos exilastes, vinde até as lezírias a derramar o vinho precioso e regenerador dos vossos odres pelas gargantas sedentas da capital!
Simão Pedro de Aguiã
Quinta de Aguiã
25 - v - 2006
Nota: Esta reminiscência da minha infância publicada em 2006, passados agora que são 4 anos, ganha uma inesperada actualidade, dado o enorme sucesso que tem tido o Aguião na Capital, em boa medida pelas mãos generosas de courenses descendentes daqueles heróicos almocreves de antanho. Pelo que acho oportuno divulgá-la neste blogue, num momento em que aquela Esperança começa a tornar-se uma Realidade cheia de Futuro. E ao fazê-lo publicito aqui o meu eterno agradecimento a quantos tem colaborado na Grande Lisboa com este percurso de sucesso. Mas também uma homenagem póstuma ao prezado Sr. Vidal Ferreira, dono do Campinas, que me honrou com o seu apreço desde aqueles primeiros momentos e que acaba de alcançar o Eterno Descanso.

Sem comentários: