22/02/2011

1º Encontro lisboeta dos Amigos do Aguião

Restaurante O Cacho Dourado 11-2-2011

Por iniciativa de um grupo de Amigos do Aguião reuniram-se recentemente no conhecido restaurante lisboeta "O Cacho Dourado" para comemorar o 5º ano de difusão deste Vinhão na Capital e lançar as bases do KADA (Klube Amigos do Aguião). A escolha deste restaurante courense deve-se a ter sido o 1º em Lisboa a promover o Aguião, desde 2006. A maioria dos convivas eram arcuenses ligados à Casa do Concelho dos Arcos de Valdevez em Lisboa, representada ao mais alto nível, outros à Casa de Paredes de Coura, mas também alguns lisboetas, convertidos à qualidade do bom verde tinto. Arroz de Lampreia e bacalhau à minhota foram os pratos escolhidos para colocar à prova a harmonia do Vinhão com a nossa melhor gastronomia.

Ao longo da noite foram-se sucedendo algumas surpresas, como a declamação da Trova do Aguião por José Barbosa, a oferta às senhoras presentes de flores pelo sócio gerente António Carvalho, e como não podia deixar de ser a atuação de dois grupos de concertinas: Os Gachineiro, pai e filho, e os Amigos do Augusto.

Em agradecimento a esta simpática iniciativa, Simão Pedro de Aguiã acentuou a ligação da Quinta do Aguião com a História e o Património do Alto Minho, destacando a Gastronomia. E aproveitou para divulgar o seu envolvimento no projecto das "7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa", que será submetido a votação nacional de maio a setembro próximo, augurando para a "Lampreia à moda do Minho" o melhor sucesso.

Sem comentários: